sexta-feira, 21 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM -    

Texto:  MEU PRIMEIRO BEIJO

Público alvo: 6º ano 

Duração das atividades  -  6  aulas

Estratégia: Ativação de conhecimento de mundo, checagem das hipóteses.

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá desenvolver habilidades de leitura de textos narrativos, despertar a sensibilidade para o texto literário; desenvolver a habilidade de interpretação escrita, interdiscursividade, intertextualidade.

Antes da leitura:  O professor prepara uma roda de conversa sobre o texto “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto com algumas questões:

- O que sugere o título do texto que vamos ler? 
- Alguém aqui já deu seu primeiro beijo? Como foi? 
- Qual seria a idade certa para se dar o primeiro beijo? 

 Para despertar o interesse da classe, o professor mostra algumas imagens relacionadas ao tema do texto.
                                       https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLEFEWO2O5jVyQDa7AIVxN-fhTseKp_EG5rhXZhVUIbPNAl7HMCAh_HfNwP88v6WfWjRKSjWEETA9p12oi5CXSMsG6zKLTn1iNPQmTcwLo-U3HEjGsd6Jp5P_gi-pMDIZr_EygcL5AfqY/s1600/beijo_rupestre.jpg
    Pintura rupestre com registro “O beijo”, da Serra da Capivara - Toca do Boqueirão da Pedra Furada.
            https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgf-4hIywbjqyvG9iYIsebvh9RPHdHPCLoiyTxbWMWBGxQe9SybO6woK7l2CmT-jYTh6ulz4kN7N0Vmm0Qjm7lCTBU6oOyDtFGOWZxXd1nUt3Pn_CzDqwDVZZeexbo0jvoN0p7euFcirms/s320/O+beijo+-+Romero+Britto.jpg             http://ts4.mm.bing.net/th?id=H.4654534439864839&pid=1.7&w=215&h=118&c=7&rs=1     
              Beijo - Romero Britto                        A Dama e o Vagabundo           
              http://ts2.mm.bing.net/th?id=H.4544183822582581&pid=1.7&w=233&h=144&c=7&rs=1                                
                 Mônica e Cebolinha                    Filme: Meu primeiro amor (1991)
                             
Durante a exibição das imagens que poderão ser impressas ou mostradas através do datashow, o professor questiona: 
- Vocês conhecem essas imagens? Já viram em algum lugar? O que sugerem? Qual delas vocês mais gostaram? 
Após os alunos levantarem as hipóteses, esclareça que a aula tratará de narrativas literárias com o tema do amor.
Durante a leitura 

Em seguida, o professor distribui cópias do texto e inicia a leitura de forma silenciosa, e depois leitura compartilhada, fazendo intervenções e esclarecendo as dúvidas de vocabulário

Inicia-se então a leitura projetada em Power Point ou outro recurso midiático.

Texto I
Meu Primeiro Beijo
                                                                                                Antonio Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem?
Quem está contando a história?
Com quem foi o primeiro beijo dessa pessoa?

Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta . . .
Quem vocês acham que é essa pessoa denominada culta?
Por que vocês acham isso?

. . .tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
" Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...
O que seriam essas coisas de mulher?

E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
O que você acha que ele falou?

- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
O que ele disse?
Até onde ele quer chegar com essas perguntas?
-Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão.
O que aconteceu?
Mas continuou salivando seus perdigotos:
-A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Em qual disciplina vocês costumam encontrar esse tipo de palavras?
E aí, meninas, vocês gostaram desse tipo de cantada?
Ele continua sendo cultura inútil?

Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
Neste parágrafo, o professor discutirá sobre a importância da descrição na narrativa:
Por que o autor não disse apenas que as personagens se beijaram e descreveu a cena do beijo com detalhes?
Que palavras do texto detalham a cena?
Qual a importância do uso desse recurso no texto?

E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto, juntos o abismo do primeiro beijo.
Qual é o destino das personagens de agora em diante?

Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, . . .
O que ela quis dizer com o mundo rolou?

. . .as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!

          BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.

ESTUDOS DOS ELEMENTOS DA NARRATIVA                 
                     Principais características do gênero narrativo
                     Aspecto                                História analisada
                   
                     Foco narrativo                      1ª ou 3ª pessoa?
                    
                     Personagem                          Quais são?
                    
                     Enredo                                   Quais os principais acontecimentos
                                                                    da história na sequência em que são
                                                                    apresentados?
                    
                    Tempo                                    Quanto tempo a história parece
                                                                     representar?
                                                                     Há marcas da passagem do tempo no
                                                                     texto? Quais?

                     Espaço                                   O que sabemos sobre os espaços em que as
                                                                     personagens vivem suas ações?

O professor fará uma discussão sobre o tema lido, induzindo os alunos a falarem e trocarem ideia.
 - Vocês já conheciam esse texto?
 - O que acharam dele?
 - Qual o tema tratado no texto?
 - Qual o público alvo desse texto?
- Após esse pequeno debate, entregue aos alunos uma cópia das atividades propostas abaixo.

Análise Textual
1) Após a análise do quadro acima, consulte o texto “Meu primeiro beijo” e responda as questões abaixo.

a) Quem é o narrador da história?
b) Quais os personagens da história?
c) Onde se passa a história?
d) Para encontrar uma informação local do texto, identifique: o espaço e tempo do momento do beijo da personagem
e) Qual o significado de “perdigotos” no texto?
f)  Por que o rapaz é chamado de “cultura inútil”? Qual o sentido desta expressão?
g) Qual é o título
h) Quem é o autor?         
 i) Qual é o gênero?
 j) O foco narrativo está em 1ª pessoa ou 3ª pessoa? Justifique com uma passagem do texto.

2) ESTUDO LINGUÍSTICO DO TEXTO (verbos)
 Primeiramente fazer um levantamento sobre que os alunos já sabem de conceitos de verbos. O professor deve selecionar alguns fragmentos do texto para esta atividade e com os educandos ir identificando os verbos.
         
          VERBOS                         TEMPO VERBAL                MODO VERBAL

________________________________________________________________________

3)  ATIVIDADE COM MÚSICA -  O trabalho com música pode tornar a aula atrativa e também ajuda a recordar informações passadas em outras atividades, sendo um instrumento facilitador do processo ensino aprendizagem.

Depois de realizada as atividades do Texto I, distribua a letra da música Beijo, Beijinho, Beijão - Larissa Manoela da novela Carrossel para os alunos e proponha as seguintes perguntas que poderão ser realizadas oralmente ou por escrito:

   - O que há em comum entre a música ouvida e o texto lido Meu Primeiro Beijo e as
   imagens apresentadas? (Espera-se que os alunos percebam a semelhança na
   temática dos dois textos e nas imagens, amor, relacionamentos)

 - Podemos dizer que a música ouvida é uma narrativa? Por quê?
 - Quais os personagens apresentados na música?
 - O narrador é personagem ou observador? Justifique sua resposta

 Texto II  
              Beijo, Beijinho, Beijão - Larissa Manoela - Carrossel (novela)

Beijo, beijo, beijo, beijo,beijinho, beijão.
Todo dia tem um beijo na televisão.
O galã beija a mocinha; a netinha, o vovô,
A mamãe beija o bebê bem lá no popô.

Beijo, um beijo,
Também desejo beijar

Tem o beijo estalado, um beijo tão bom;
tem o beijo bitoquinha, o beijo, beijão!
Tem o beijo de cinema, beijo de amor,
Tem o beijo do amigo, o beijo de dor!
Será que tem beijo ruim?
Não sei
Mas também tem beijo bem bom!

Beijo, beijo, beijoqueiro,
Beijo, beijo, beijo, beijo,
Beijo, beijar é tão bom!

Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijinho, beijão

Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijinho, beijão

Quando o vento bate forte, vem beijo apertado,
Quando a chuva tá caindo, vem beijo molhado,
Quando a gente tá no mar, tem beijo salgado,
O primeiro beijo é sempre o beijo lembrado

Beijo, um beijo,
Também desejo beijar

Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá (4x)

Será que tem beijo ruim?
Mas também tem beijo bem bom

Beijo, beijo, beijoqueiro
Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijo, beijar é tão bom


        LEITURA DE IMAGEM VERBAL E NÃO VERBAL - TIRINHAS
Essa atividade é para levar os alunos a perceberem que na maioria das tirinhas a narrativa se dá pela conjugação entre as imagens e os diálogos das personagens.  
Discuta brevemente com os estudantes as expressões e os gestos dos personagens:
 Magali parece estar alegre? Angustiada? Decepcionada? E a Mônica?
Seus gestos são exagerados? É possível prever o que elas estão tentando expressar por meio deles? 
Distribua as tirinhas para que os alunos leiam o texto e responda às seguintes questões:   
  4) Leia as tirinhas abaixo com atenção e responda:
            https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEmNW9VxDXmsXzU33pcFUumiA4_19hWbUT8lcx_diEyjvQtmgElfJ9hRsiYSTvUCUKxbPgrlfuYxMrqWtZRf82SUTjohMrX6T_N0_aSrPu-FdCYrEZGHgdqKk5udsOK4m-WCZR7xqsvhg/s1600/tirinha+-+pr%C3%ADncipe+sapo.jpg

            a)   A qual gênero textual pertence? Quais suas características?
            b)   Qual foi a decepção da Magali?


                        http://htmlimg4.scribdassets.com/6gx2qyr2f425lgvi/images/1-b64591a9f9.png

     c)  A expressão “ CHUAC !” reproduz

      (A)  o som do beijo da personagem no sapo
      (B)  o susto que o sapo levou ao ser beijado.
      (C) o surgimento de uma ideia repentina.
      (D) o desejo realizado por um príncipe.
       d)  Qual é o nome que damos às palavras que representam o som das coisas?

5)  Produção de um texto narrativo
    
          Após estudarmos o texto narrativo “Meu primeiro beijo”, chegou sua vez de produzir
      uma narrativa sobre o tema: relacionamento, amor, paixão. Porém, pense em todos os elementos da narrativa estudados (enredo, personagens, tempo, espaço, desenvolvimento, desfecho). Não se esqueça de revisar seu texto antes de entregá-lo.


6) A avaliação deve ser feita ao longo das aulas, com a correção dos exercícios e a observação da fixação dos conteúdos.



Importante: O professor dará atenção especial aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, fazendo intervenções para que esse aluno se envolva e interaja junto com os demais alunos.


SUGESTÕES

Incluir as outras disciplinas (interdisciplinaridade) a partir de um mesmo princípio, tornando a aprendizagem mais significativa e interessante e possibilitar a efetiva apropriação do conhecimento.
Percebe-se a importância de trabalhar a interdisciplinaridade na sala de aula como:
Língua Portuguesa - por meio de textos, poesias, etc, para que os alunos aprimorem a linguagem;
Arte - aperfeiçoando a pintura, aprender a apreciar obras de arte e ter conhecimento sobre o artista; conhecer e fixar as cores, trabalhar coordenação motora da criança através da pintura e da releitura da imagem rupestre.
Ciências – propor pesquisa sobre o processo de glicose no metabolismo.
História - iniciar uma pesquisa sobre a invenção do telefone, quem foi o inventor. Apontar quais os meios utilizados atualmente estabelecendo semelhanças e diferenças entre as épocas e trabalhar os diversos tipos de pinturas rupestres encontradas no Brasil, em especial no Piauí.
Matemática – propor o problema: Se em um beijo colocamos em ação 29 músculos, consumismo cerca de 12 calorias e aceleramos nosso coração de 70 para 150 batidas por minuto, quantos beijos seria preciso para uma pessoa emagrecer X g?
Inglês – tradução do texto  mudando o tempo verbal
Geografia - propor pesquisa sobre abismo, uma vez que este se define como uma depressão natural no relevo de uma paisagem.
 Os conteúdos deverão ser adaptados para as respectivas séries.



Sugestão de filme:

Meu Primeiro Amor (1991); dirigido por Howard Zieff; com Anna Chlumsky, Macaulay Culkin, Dan Aykroyd
Música - Eduardo E Mônica -  Legião Urbana -  Composição: Renato Russo Disponível em http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22497 - Link para baixar o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=3LUH8ovUAF0&feature=related






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARRETO, Antonio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do Primeiro Amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136.  Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTécnicaAula.html?aula=22430  Acesso em 07/06/2013.

BRITO, Romero.   O beijobing.com/images

mgmegrupo1.blogspot.com/2013_05_01_archive.html


Pintura Rupestre " O Beijo" - Picture of Serra da Capivara National ...

www.tripadvisor.com/LocationPhotoDirectLink-g303...

    portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430

www.slideshare.net/Sheila_Monteiro123/situao-de-aprendizagem-com-o...

Participantes da situação de aprendizagem “Meu primeiro beijo”  no encontro presencial de Melhor gestão, Melhor ensino em  Rio Claro-SP.

Grupo 6 –   
Elaine Cristina Barbosa.              -    elainelng@hotmail.com
Patrícia Vicelli                              -    prof.patyvicelli@hotmail.com
Rosemary de Cassia Sampaio    -    rosegarciamail@gmail.com

Links do blog -  Elaine Cristina Barbosa
http://deixealeituranoslevar.blogspot.com.br/   ou http://blog.clickgratis.com.br/aleituranosleva 

Link do blog   -   Patrícia Vicelli
http://mundodaleiturasee.blogspot.com.br/

Link do blog – Rosemary de Cassia Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário