SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM -
Texto: MEU PRIMEIRO BEIJO
Público alvo: 6º ano
Duração das atividades - 6 aulas
Estratégia:
Ativação
de conhecimento de mundo, checagem das hipóteses.
O que o
aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá desenvolver
habilidades de leitura de textos narrativos, despertar a sensibilidade para o
texto literário; desenvolver a habilidade de interpretação escrita,
interdiscursividade, intertextualidade.
Antes da leitura: O professor prepara uma
roda de conversa sobre o texto “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto com
algumas questões:
- O que sugere o título do texto
que vamos ler?
- Alguém aqui já deu seu primeiro
beijo? Como foi?
- Qual seria a idade certa para se dar o primeiro
beijo?
Para despertar o interesse da classe, o professor mostra algumas imagens relacionadas ao tema do texto.
Pintura rupestre com registro “O beijo”, da
Serra da Capivara - Toca do Boqueirão da Pedra Furada.
Beijo
- Romero Britto A Dama e o Vagabundo
Mônica e
Cebolinha Filme: Meu primeiro amor (1991)
Durante a exibição das imagens
que poderão ser impressas ou mostradas através do datashow, o professor
questiona:
- Vocês conhecem essas imagens?
Já viram em algum lugar? O que sugerem? Qual delas vocês mais gostaram? Após os alunos levantarem as hipóteses, esclareça que a aula tratará de narrativas literárias com o tema do amor.
Durante a
leitura
Em seguida, o
professor distribui cópias do texto e inicia a leitura de forma silenciosa, e
depois leitura compartilhada, fazendo intervenções e esclarecendo as dúvidas de vocabulário.
Inicia-se então a leitura projetada em Power
Point ou outro recurso midiático.
Texto I
Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na
volta da escola. E sabem com quem?
•Quem está contando a história?
•Com quem foi o primeiro beijo dessa
pessoa?
Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele
sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos
virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta . . .
•Quem vocês acham que é essa pessoa denominada “culta”?
•Por que vocês acham isso?
. . .tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
" Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido
dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto
maternal, coisas de mulher...
•O que seriam essas coisas de mulher?
E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem
saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em
casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
•O que você acha que ele falou?
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de
desentendida.
Mas ele continuou:
•O que ele disse?
•Até onde ele quer chegar
com essas perguntas?
-Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de
12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. -
Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão.
•O que aconteceu?
Mas continuou salivando seus perdigotos:
-A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7
mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas;
0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
•Em qual disciplina vocês costumam
encontrar esse tipo de palavras?
•E aí,
meninas, vocês gostaram desse tipo de cantada?
•Ele continua sendo cultura inútil?
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu
e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de
pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus
olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele
calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz,
fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus.
Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas
coladas, por alguns segundos.
Neste
parágrafo,
o professor discutirá sobre a importância da descrição na narrativa:
•Por que o autor não disse apenas que as
personagens se beijaram e descreveu a cena do beijo com detalhes?
•Que palavras do texto “detalham” a cena?
•Qual a importância do uso desse recurso
no texto?
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos
transposto, juntos o abismo do primeiro beijo.
•Qual é o destino das
personagens de agora em diante?
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e
aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, . .
.
•O que ela quis dizer com o mundo rolou?
. . .as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu
do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando
nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu
primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p.
134-6.
ESTUDOS DOS ELEMENTOS DA NARRATIVA
Principais
características do gênero narrativo
|
Aspecto História
analisada
|
|
Foco
narrativo 1ª ou 3ª pessoa?
|
|
Personagem Quais são?
|
|
Enredo Quais os
principais acontecimentos
|
da
história na sequência em que são
|
apresentados?
|
|
Tempo Quanto
tempo a história parece
|
representar?
|
Há marcas da passagem do tempo no
|
texto? Quais?
|
|
Espaço O que
sabemos sobre os espaços em que as
|
personagens vivem suas ações?
|
|
O professor fará uma discussão sobre o tema lido, induzindo os alunos a
falarem e trocarem ideia.
- Vocês já conheciam esse texto?
- O que acharam dele?
- Qual o tema tratado no texto?
- Qual o público alvo desse texto?
-
Após esse pequeno debate, entregue aos alunos uma cópia das atividades
propostas abaixo.
Análise
Textual
1) Após a
análise do quadro acima, consulte o texto “Meu primeiro beijo” e responda as
questões abaixo.
a) Quem é o narrador da história?
b) Quais os personagens da história?
c) Onde se passa a história?
d) Para encontrar uma informação local do texto,
identifique: o espaço e tempo do momento do beijo da personagem
e) Qual o significado de “perdigotos” no texto?
f) Por que o rapaz é chamado de “cultura inútil”? Qual o
sentido desta expressão?
g) Qual é o título
h) Quem é o autor?
i) Qual é o gênero?
j) O foco narrativo está em 1ª
pessoa ou 3ª pessoa? Justifique com uma passagem do texto.
2) ESTUDO LINGUÍSTICO DO TEXTO (verbos)
Primeiramente fazer
um levantamento sobre que os alunos já sabem de conceitos de verbos. O
professor deve selecionar alguns fragmentos do texto para esta atividade e com
os educandos ir identificando os verbos.
VERBOS TEMPO VERBAL MODO VERBAL
________________________________________________________________________
|
3) ATIVIDADE
COM MÚSICA - O trabalho com
música pode tornar a aula atrativa e também ajuda a recordar informações
passadas em outras atividades, sendo um instrumento facilitador do processo
ensino aprendizagem.
Depois de realizada as atividades do Texto I,
distribua a letra da música Beijo,
Beijinho, Beijão - Larissa Manoela da novela Carrossel para os
alunos e proponha as seguintes perguntas que poderão ser realizadas oralmente
ou por escrito:
- O que há
em comum entre a música ouvida e o texto lido Meu Primeiro Beijo e as
imagens apresentadas? (Espera-se que os
alunos percebam a semelhança na
temática dos dois textos e nas imagens, amor,
relacionamentos)
- Podemos dizer que a música ouvida é uma
narrativa? Por quê?
- Quais os personagens apresentados na música?
- O narrador é personagem ou observador?
Justifique sua resposta
Texto II
Beijo, Beijinho, Beijão - Larissa
Manoela - Carrossel (novela)
Beijo, beijo, beijo, beijo,beijinho, beijão.
Todo dia tem um beijo na televisão.
O galã beija a mocinha; a netinha, o vovô,
A mamãe beija o bebê bem lá no popô.
Beijo, um beijo,
Também desejo beijar
Tem o beijo estalado, um beijo tão bom;
tem o beijo bitoquinha, o beijo, beijão!
Tem o beijo de cinema, beijo de amor,
Tem o beijo do amigo, o beijo de dor!
Será que tem beijo ruim?
Não sei
Mas também tem beijo bem bom!
Beijo, beijo, beijoqueiro,
Beijo, beijo, beijo, beijo,
Beijo, beijar é tão bom!
Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijinho, beijão
Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijinho, beijão
Quando o vento bate forte, vem beijo apertado,
Quando a chuva tá caindo, vem beijo molhado,
Quando a gente tá no mar, tem beijo salgado,
O primeiro beijo é sempre o beijo lembrado
Beijo, um beijo,
Também desejo beijar
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá (4x)
Será que tem beijo ruim?
Mas também tem beijo bem bom
Beijo, beijo, beijoqueiro
Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijo, beijar é tão bom
Todo dia tem um beijo na televisão.
O galã beija a mocinha; a netinha, o vovô,
A mamãe beija o bebê bem lá no popô.
Beijo, um beijo,
Também desejo beijar
Tem o beijo estalado, um beijo tão bom;
tem o beijo bitoquinha, o beijo, beijão!
Tem o beijo de cinema, beijo de amor,
Tem o beijo do amigo, o beijo de dor!
Será que tem beijo ruim?
Não sei
Mas também tem beijo bem bom!
Beijo, beijo, beijoqueiro,
Beijo, beijo, beijo, beijo,
Beijo, beijar é tão bom!
Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijinho, beijão
Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijinho, beijão
Quando o vento bate forte, vem beijo apertado,
Quando a chuva tá caindo, vem beijo molhado,
Quando a gente tá no mar, tem beijo salgado,
O primeiro beijo é sempre o beijo lembrado
Beijo, um beijo,
Também desejo beijar
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá (4x)
Será que tem beijo ruim?
Mas também tem beijo bem bom
Beijo, beijo, beijoqueiro
Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijo, beijar é tão bom
LEITURA
DE IMAGEM VERBAL E NÃO VERBAL - TIRINHAS
Essa atividade é para
levar os alunos a perceberem que na maioria das tirinhas a narrativa se dá pela
conjugação entre as imagens e os diálogos das personagens.
Discuta brevemente com os
estudantes as expressões e os gestos dos personagens:
Magali parece estar alegre? Angustiada?
Decepcionada? E a Mônica?
Seus gestos são
exagerados? É possível prever o que elas estão tentando expressar por meio
deles?
Distribua as tirinhas para que os alunos leiam o texto e responda
às seguintes questões:
4) Leia as tirinhas
abaixo com atenção e responda:
a) A qual gênero textual pertence? Quais
suas características?
b) Qual foi a decepção da Magali?
c) A expressão “ CHUAC
!” reproduz
(A) o som do beijo da personagem no sapo
(B) o susto que o sapo levou ao
ser beijado.
(C) o surgimento de uma ideia repentina.
(D) o desejo realizado por um príncipe.
d) Qual é o nome que damos às palavras que
representam o som das coisas?
5) Produção de um texto narrativo
Após estudarmos o texto
narrativo “Meu primeiro beijo”, chegou sua vez de produzir
uma narrativa sobre o tema:
relacionamento, amor, paixão. Porém, pense em todos os elementos da narrativa
estudados (enredo, personagens, tempo, espaço, desenvolvimento, desfecho). Não se
esqueça de revisar seu texto antes de entregá-lo.
6) A avaliação deve ser feita ao longo
das aulas, com a correção dos exercícios e a observação da fixação dos conteúdos.
Importante: O professor dará atenção
especial aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, fazendo
intervenções para que esse aluno se envolva e interaja junto com os demais alunos.
SUGESTÕES
Incluir as outras disciplinas (interdisciplinaridade) a partir de um
mesmo princípio, tornando a aprendizagem mais significativa e interessante e
possibilitar a efetiva apropriação do conhecimento.
Percebe-se
a importância de trabalhar a interdisciplinaridade na sala de aula como:
Língua Portuguesa - por meio de textos, poesias, etc,
para que os alunos aprimorem a linguagem;
Arte - aperfeiçoando a pintura, aprender a apreciar
obras de arte e ter conhecimento sobre o artista; conhecer e fixar as cores,
trabalhar coordenação motora da criança através da pintura e da releitura da
imagem rupestre.
Ciências – propor pesquisa sobre
o processo de glicose no metabolismo.
História - iniciar uma pesquisa
sobre a invenção do telefone, quem foi o inventor. Apontar quais os meios
utilizados atualmente estabelecendo semelhanças e diferenças entre as épocas e
trabalhar os diversos tipos de pinturas rupestres encontradas no Brasil, em
especial no Piauí.
Matemática – propor o problema:
Se em um beijo colocamos em ação 29 músculos, consumismo cerca de 12 calorias e
aceleramos nosso coração de 70 para 150 batidas por minuto, quantos beijos
seria preciso para uma pessoa emagrecer X g?
Inglês – tradução do
texto mudando o tempo verbal
Geografia - propor pesquisa sobre
abismo, uma vez que este se define como uma depressão natural no relevo de uma
paisagem.
Os conteúdos deverão ser adaptados para as
respectivas séries.
Sugestão de filme:
Meu Primeiro Amor (1991); dirigido por Howard Zieff; com Anna Chlumsky, Macaulay Culkin,
Dan Aykroyd
Música - Eduardo
E Mônica - Legião Urbana - Composição: Renato Russo Disponível
em http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22497
- Link para baixar o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=3LUH8ovUAF0&feature=related
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BARRETO, Antonio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do Primeiro
Amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTécnicaAula.html?aula=22430
Acesso em 07/06/2013.
BRITO, Romero. O beijo. bing.com/images
mgmegrupo1.blogspot.com/2013_05_01_archive.html
Pintura Rupestre " O Beijo"
- Picture of Serra da Capivara National ...
www.tripadvisor.com/LocationPhotoDirectLink-g303...
portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430
www.slideshare.net/Sheila_Monteiro123/situao-de-aprendizagem-com-o...
Participantes da situação de aprendizagem “Meu primeiro
beijo” no encontro presencial de Melhor
gestão, Melhor ensino em Rio Claro-SP.
Grupo 6 –
Elaine Cristina Barbosa. - elainelng@hotmail.com
Patrícia Vicelli -
prof.patyvicelli@hotmail.com
Rosemary de Cassia Sampaio - rosegarciamail@gmail.com
Links do blog - Elaine Cristina
Barbosa
http://deixealeituranoslevar.blogspot.com.br/ ou
http://blog.clickgratis.com.br/aleituranosleva
Link do blog - Patrícia Vicelli
http://mundodaleiturasee.blogspot.com.br/
Link do blog – Rosemary de Cassia Sampaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário